Investing.com – À medida que as eleições nos EUA se aproximam, a incerteza domina os mercados financeiros e os investidores avaliam cuidadosamente as propostas de cada candidato, analisando potenciais mudanças políticas e os seus impactos nas diferentes classes de ativos.
Eleições nos EUA em 2024
Ainda faltam cerca de cinco meses para as eleições nos Estados Unidos, marcadas para 5 de novembro de 2024. Nesta eleição, o presidente e o vice-presidente serão eleitos para um mandato de quatro anos. O atual presidente, Joe Biden, do Partido Democrata, busca a reeleição, enquanto Donald Trump, do Partido Republicano, volta a concorrer após um intervalo, buscando um segundo mandato não consecutivo.
Biden e Trump concordaram em participar de um debate organizado pela CNN em 27 de junho de 2024 e outro pela ABC News em 10 de setembro de 2024.
Principais políticas do governo dos EUA em jogo
Os analistas da Goldman Sachs (NYSE:) destacaram que o primeiro debate, invulgarmente antecipado três meses antes do habitual, poderá intensificar o foco nas eleições e revelar novas perspetivas sobre a forma como os mercados percecionam o seu potencial impacto nos mercados de ativos. “Estamos concentrados nos prováveis impactos das mudanças nas políticas fiscais, fiscais e comerciais. Um governo com controlo unificado tenderia a promover estímulos fiscais mais robustos, enquanto um governo dividido poderia resultar numa maior restrição fiscal. No entanto, os efeitos fiscais em toda a parte todos os cenários são significativamente menores do que em 2020, sendo as reações do mercado às tarifas propostas um fator crítico de volatilidade”, explica a Goldman Sachs.
Reação do mercado
As projeções básicas do Goldman Sachs indicam uma recuperação modesta nas ações, um aumento nos rendimentos e um fortalecimento do dólar no caso de uma vitória republicana. Por outro lado, uma vitória democrata poderá resultar num ligeiro declínio nas ações, rendimentos mais elevados e num enfraquecimento do dólar.
Num cenário de vitória de Trump e governo dividido, Goldman prevê um declínio modesto nas ações e um fortalecimento do dólar, enquanto uma vitória de Biden num cenário semelhante manteria as ações estáveis, com rendimentos em declínio e um dólar enfraquecido.
O banco alerta, no entanto, que grandes propostas fiscais ou reações intensas do mercado às políticas tarifárias poderão alterar estes resultados. “Outras mudanças políticas que não consideramos explicitamente aqui, como riscos geopolíticos e ações do Fed, também poderiam ampliar os impactos sobre os ativos. Devido a esta incerteza, uma vitória republicana pode não replicar o mesmo padrão de comportamento dos ativos visto em 2016.”
Impacto na moeda americana
O Goldman ainda vê um dólar mais forte como o impacto mais consistente de uma possível vitória republicana devido à sua resposta habitual aos riscos tarifários. “Rendimentos mais elevados são mais prováveis em qualquer cenário de vitória esmagadora do que num governo dividido”, comenta Goldman. “Considerando que os efeitos da moeda e das taxas variam dependendo do cenário de risco, o posicionamento para um declínio acentuado nas ações ainda pode oferecer a proteção mais eficaz para carteiras de alto risco.”
Como investir?
Atualmente, as projeções da Goldman Sachs não recomendam fortemente a cobertura de exposições a ações, mas observam que os cenários podem gerar uma pressão significativa sobre as ações. Embora ainda haja tempo para as eleições, o banco acredita que o foco do mercado poderá se intensificar antes disso. “A volatilidade em muitas partes do mercado é consideravelmente baixa em termos históricos, especialmente antes do período de Outubro/Novembro. Isto representa uma oportunidade para reajustar o posicionamento em antecipação às eleições durante o verão e depois.”
***
PARE DE INVESTIR NO ESCURO! Quer saber se uma ação pode subir ou se é uma boa pagadora de dividendos?
Na InvestingPro, com apenas alguns cliques você fica sabendo de tudo isso e ainda tem acesso a:
- ProPicks: Estratégias que usam IA para selecionar ações explosivas.
- Preço justo: Saiba se uma ação está cara ou barata com base em seus fundamentos.
- Dicas profissionais: Dicas rápidas e diretas para simplificar as informações financeiras.
- Filtro avançado: Encontre as melhores ações com base em centenas de métricas.
- Ideias: Descubra como estão posicionados os maiores gestores do mundo e copie suas estratégias.
- Dados de nível institucional: Construa suas próprias estratégias com ações de todo o mundo.
- Navegação Turbo: As páginas do Investing.com carregam mais rápido sem anúncios.
INVISTA COM CONFIANÇA! Use o cupom OFERTAPRO e ganhe um Desconto adicional na promoção Pro ou Pro+ de 1 ou 2 anos. Mas, ATENÇÃO: esta condição está limitada apenas 10 cupons! Clique aqui e garanta o seu preço especial agora!
emprestimo sem margem inss
emprestimo onde fazer
empréstimos auxílio
taxa para emprestimo consignado
contratar empréstimo
empréstimos mais baratos
empréstimo pessoal pensionista
comparar empréstimo
empréstimo cnpj novo
crédito consignado simulação
como fazer consignado