A Secretaria Municipal de Saúde do Rio Janeiro promove neste sábado (8) o dia D da vacinação contra a paralisia infantil. Mais de 650 pontos de vacinação estarão disponíveis, das 8h às 17h, entre unidades de Atenção Básica (clínicas da família e postos municipais de saúde) e postos extramuros montados para facilitar o acesso da população.
Na cidade do Rio de Janeiro, a meta é vacinar 237 mil crianças de 1 a 4 anos, o que corresponde a 95% da população-alvo, atualmente 248 mil indivíduos.
A campanha insere-se na Estratégia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que teve início em 27 de maio e decorre até 14 de junho, com o objetivo de reduzir o risco de reintrodução da doença no país e aumentar a cobertura vacinal.
“Além das doses previstas no calendário regular, estamos aplicando mais uma dose de reforço em crianças de 1 a 4 anos. Por isso, apelamos aos pais que ainda não levaram seus filhos para que aproveitem esta mobilização, para garantir a proteção dos nossos pequenos cariocas. Isto é muito importante para que a poliomielite não volte a ocorrer no país. A imunização é a forma mais eficaz de prevenção e neste Dia D queremos aumentar a nossa cobertura vacinal”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, crianças de 1 a 4 anos que estejam com o esquema básico em dia deverão receber mais uma dose da vacina oral (OVV). A recomendação é que os pais e responsáveis levem a carteira de vacinação da criança para que a situação vacinal seja avaliada pelas equipes de saúde.
A vacina está disponível em todas as 238 clínicas da família e postos de saúde municipais espalhados pela cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e a unidade Super Centro Carioca de Vacinação Campo Grande, no ParkShopping Campo Grande, que também funciona todos os dias, conforme horário de funcionamento do shopping.
O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação como área livre de circulação do poliovírus selvagem. No ano passado, porém, o Brasil foi classificado pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas como um território de alto risco para a reintrodução do poliovírus.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poliomielite afecta principalmente crianças com menos de 5 anos de idade, sendo que uma em cada 200 infecções conduz a paralisia irreversível, geralmente das pernas. Entre os afetados, 5% a 10% morrem de paralisia dos músculos respiratórios.
taxas de empréstimo consignado
emprestimo para servidor publico contratado
calculadora emprestimo consignado
antecipar 13 bmg
aposentado pode fazer emprestimo
número de telefone bmg
emprestimo para funcionario publico
calcular emprestimo consignado
endereço do banco bmg