Embora uma dieta com alimentos ultraprocessados esteja associada a diversas doenças, comer principalmente vegetais, frutas, grãos integrais, oleaginosas, peixes, laticínios com baixo teor de gordura e azeite, que são a base da dieta mediterrânea, agrega benefícios extraordinários à saúde — não surpreendentemente, um estudo provou que este modelo dietético é o melhor para controlar a pressão arterial.
bem-estar
Faça mudanças inteligentes em sua dieta para perder peso
Imagens Getty
perder peso
Praticar atividade física é essencial
Pixabay
Mulher perde peso
Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Imagens de Tim Platt/Getty
abacate para perder peso
Portanto, tente sempre se manter em boa forma
Alto astral/Reprodução
receita-de-suco-perder-peso-saúde-de-fim-de-ano
Se quiser perder peso, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás.
Imagens Getty
pílulas para perder peso
Evite erros comuns que atrasam a perda de peso
Imagens Getty
perda de peso
Como ter uma noite mal dormida e treinar demais, o que desgasta o corpo
Pixabay
dieta para emagrecer emagrecer
A gordura abdominal é perigosa
Imagens Getty
0
Segundo material revelado pela Universidade Harokopio, em Atenas, na Grécia, e publicado no European Journal of Clinical Nutrition, quanto maior a adesão à dieta mediterrânea, maior será a proteção arterial.
Os resultados foram observados após análise dos hábitos alimentares de 1.415 adultos gregos com mais de 20 anos.
Os benefícios dessa dieta são atribuídos principalmente à concentração de alimentos nutricionalmente nobres, que além de oferecerem uma ampla gama de nutrientes, também não necessitam de nenhum processo industrial no seu preparo.
Além disso, esses alimentos contêm minerais como potássio e magnésio, além de compostos conhecidos como polifenóis, os famosos antioxidantes e antiinflamatórios que, juntos, melhoram a função endotelial e atuam a favor da elasticidade dos vasos e outros fatores capazes de regular o pressão.
Essa dieta, vale lembrar, foi declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
E engana-se quem pensa que o padrão mediterrâneo se limita ao cardápio porque, por priorizar a presença de hortaliças, também valoriza a produção local e a sazonalidade dos alimentos. O modelo pode ser incorporado até mesmo em solo brasileiro, utilizando ingredientes acessíveis e amplamente disponíveis aqui.
é nutricionista com pós-graduação em Nutrição Clínica Esportiva
sol png
whatsapp logo
o globo absolutamente
notícias de hoje g1
globo g1